Raios de Luz

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Alguém que anda SÓ

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Com ou sem acento?

Afinal...Tem acento ou não?
A Claudinha(http://spaces.msn.com/members/clau201077) nervosamente, fingindo-se tranqüila, insistia que pára tem acento quando indicar verbo(ação), e só não tem quando indicar preposição, eu, por outro lado, teimava herculeamente que não tem acento...Já estava convencido, amiúde e vencido pela dolorosa regra de português que ela despejava sobre minha dura cabeça, alias, regra implacável...idioma implacável esse nosso.Na maioria das vezes é um carrasco para iletrados como eu que dão pinta de proto-intelectuais!!Para meu consolo, falando não importa o acento, mas a impostação da voz faz notar que tem sim, mas pensei, vou segurar esta discussão por mais alguns minutos, vai que nesse meio-tempo a regra muda e acabo tendo razão? Tudo muda...O Centro vira Esquerda, a Direita fica no Centro e a Esquerda se endireita...Xi! Mas isso é política e não português, falando nisso, ainda lembro do tempo em que os únicos erros que o Lula cometia eram de português (hehehehe), maldade a minha, o cara disse que nem sabia de nada, foi enganado, traído pelas elites dominantes direcionadas pela atroz imprensa revanchista...Pensando bem, também posso usar esta desculpa para me safar de não saber se o tal Para tem acento ou não!!! Eu também não sabia, fui traído, sou uma vítima do Português.Refiro-me ao nosso idioma, não ao seu Joaquim da padaria que dava balinhas de troco ao invés de dinheiro...Credo sou enganado desde criancinha nesse negócio de dinheiro.Se naquela época eu já conhecesse a Claudinha, eu saberia a tal regra e diria rotundamente ao portuga: “Pára, seu Joaquim, dê meu dinheiro”, mas como era ingênuo, eu pegava a balinha de hortelã e corria “para casa”.É, faz diferença saber escrever bem! Nos dias de hoje eu não aceitaria este logro, talvez desse um pé na bunda do português (da padaria), mas agora fiquei com mais uma dúvida...Bunda não leva acento, mas tem assento, será Verbo ou preposição...Dependendo da Bunda é adjetivo, ou será um predicado?
-=Ricardo Blomberg=-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog